A sondagem rotativa é um tipo de investigação geotécnica destinada a solos que são impenetráveis ao SPT, como por exemplo, as rochas. Este ensaio é fundamental para a caracterização de perfis rochosos.
Quando executada juntamente com o SPT é chamada de uma sondagem mista. Neste caso o SPT é utilizado até a camada onde consegue executar a penetração, em seguida, é utilizado a sondagem rotativa.
A perfuração deste tipo de sondagem consiste em uma perfuração motorizada. A perfuração é realizada com um barrilete com coroa diamantada, este barrilete é rotacionado e pressionado simultaneamente contra o solo que está sendo perfurado.
O custo para a execução de sondagens rotativas é muito superior ao custo de uma investigação SPT convencional. O que faz com que este recurso seja utilizado somente em último caso.
É um serviço essencial para grandes obras, onde as fundações serão apoiadas ou ancoradas no maciço rochoso. A execução das sondagens rotativas é uma exigência para projetos de barragens e eólicos, além de ser um requisito básico para a mineração.